quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Muito tem se falado nos últimos tempos em sociedade da informação e/ou globalizada (ALARCÃO, 1998). Um novo modelo de comunicação e processamento de tecnologias, que favorecem o aceleramento no crescimento e na difusão de novos conhecimentos que, por sua vez, demanda o surgimento de novas competências e habilidades tem assolado a comunidade escolar. Em um ritmo frenético, comparado (em exagero) a velocidade da luz, temos a cada instante informações se transformando em objeto de aprendizagem e novos mecanismos eletrônicos sendo criados para facilitar esse processo de construção do conhecimento.
Diante do exposto, as tecnologias da informação e das mídias estão cada vez mais presente na vida (e na escola). O(a) professor(a) precisa, em primeiro lugar, descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso. O lugar ocupado pelas novas ferramentas de ensino modifica expressivamente o papel do (a) professor (a). O mesmo não pode ser somente um transmissor de conteúdos, mas um mediador capaz de articular o processo crítico e reflexivo do(a) aluno(a) com os conteúdos de ensino, através dos meios tecnológicos. O conhecimento precisa ser continuado coletivamente nessa nova forma de acesso as informações.
No entanto, é necessário que o professor tenha conhecimento desse material para poder dominá-lo e tornar suas aulas mais atrativas e participativas.
Sendo assim, cabe a escola oferecer um espaço onde esta ferramenta esteja disponível e seja de fácil acesso. Além de garantir o acesso, se faz necessário que a formação e o trabalho coletivo entre os gestores dos espaços pedagógicos (sala de informática, sala de vídeo e biblioteca) seja uma constante entre os atores da escola.
Realizado pelos professores Ana Karla Varela,Joana D'arc Santos, Josefa Poliana, Maria da Conceição Gomes, Maria do Socorro Barbosa, Rossana Rodrigues, Tereza Cristina Melo

2 comentários:

  1. Excelente texto produzido! O principal objetivo do uso das TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação) é mediar o trabalho do professor no processo de ensino aprendizagem. Neste século as exigências da sociedade requer professores com novas competências e habilidades que levem os alunos a transformar as informações em conhecimento e este em saber. Nossa meta é buscar subsidios para ajudar os professores nestas habilidades de utilizar as tecnologias na escola a favor da educação.
    Abraços Adriana Canela

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  2. Parabéns coordenadora Adriana, é este mesmo pensamento que compartilho com você. Que tenhamos sucessso nesta grande empreitada. Sei que se dermos os braços teremos sucesso para a melhoria da educação pública.

    Williams Portela

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